Sábado, 27 de Abril de 2024

Atrações no Canal do YouTube

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.46 (176 Votes)

Roberto Brandini

Roberto Brandini
Resumo Biográfico
Nome de Guerra Brandini
Patente/Registro 2º Tenente Aviador / BO-431
Nascimento 01/02/1922, Atibaia (SP) - Brasil
Falecimento 04/01/1990, N/D
Função Piloto de Combate
Promoções Em 12 Jan 45, promovido a 1º Tenente
Condecorações Cruz de Sangue, Cruz de Aviação Fita A, Campanha da Itália, Campanha Atlântico Sul, Medalha Militar Bronze por 10 anos de bons serviços, Distinguished Flying Cross (EUA), Air Medal (EUA) e Presidential Unit Citation (EUA)
Treinamento Panamá, Suffolk e Itália
Família Filho do Sr. João Brandini e Sra. Angelina Marchi Brandini. Casou-se com a Sra. Lays Pereira, e tiveram 04 filhos: Cristina, Elizabeth, Márcia e Frederico (Oceanógrafo), que lhes deram 06 netos.

História

Ao regressar ao Brasil, tendo passado alguns meses em tratamento de saúde provocado por ferimento de combate. Teve uma vida Militar de destaque tendo se reformado no Posto de Brigadeiro do Ar em 1960. Após sua reforma da FAB, ocupou cargo de confiança do governo no setor do Ministério do Trabalho na cidade do Rio de Janeiro, RJ. Deixou o ministério do trabalho e transferiu-se para a cidade de São Paulo, onde foi dirigir a CIA de Gás da cidade de São Paulo.

Piloto de Combate da esquadrilha amarela, tendo completado 28 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 16 NOV 44. Na sua 28ª missão de guerra, em 10 FEV 45, foi abatido pela AAé inimiga. Conseguiu pular de pára-quedas em território inimigo, tendo uma fratura em um dos ossos da cabeça provocado por estilhaços de granada. Foi hospitalizado como prisioneiro de guerra e tratado por médicos Alemães que salvaram sua vida. Ficou internado no Campo de Prisioneiros de Bolzano, Itália. Mais tarde quando ia sendo levado com prisioneiro para a Alemanha, foi liberado por tropas Aliadas.